Esqueça tudo que você já conheceu sobre sistemas para laboratórios. Esqueça que existem fronteiras, existem paredes, existe tempo, existem limitações. Pronto. Agora você já está entrando no ambiente do Esmeralda Visual.
O Esmeralda Visual é um sistema totalmente baseado na Internet, que potencializa os recursos de acessibilidade e disponibilidade que esse meio oferece, que se adapta à rotina de pequenos, médios e grandes laboratórios. Com o Esmeralda Visual, não existem fronteiras físicas para o Laboratório Clínico. Através da Internet, é possível que o responsável acesse dados, consulte informações, libere resultados remotamente, monitore os diversos setores do laboratório (através de Live Web Cam), afira a qualidade dos exames (controle de qualidade pela Internet) e realize diversas tarefas que antes necessitavam da sua presença física no Laboratório, de qualquer lugar do mundo. Basta uma conexão à Internet.
O Esmeralda Visual está em conformidade com as normas da SBAC (Sistema Brasileiro de Análises Clínicas), SBPC (Sistema Brasileiro de Patologia Clínica) e BPLC (Inmetro) (Boas Práticas dos Laboratórios Clínicos).
Acessibilidade de qualquer lugar, inclusive de dentro do seu laboratório Como o Esmeralda Visual é uma aplicação Web, você pode acessar o sistema de qualquer lugar do mundo, desde que haja uma conexão à Internet. Ou seja, você pode liberar ou consultar resultados, emitir relatórios, acompanhar exames ou até mesmo acompanhar a rotina do laboratório em casa, em viagens.
Consulta de Resultados pela Internet Através do Banco de Resultados (serviço oferecido pela S_Line), é possível que médicos e pacientes acessem os resultados do seu exame através da Internet. Um excelente facilitador nos dias atuais, dispensando custos com impressão, envio e ganhando tempo: os resultados chegam ainda mais rápidos nas mãos de quem interessa.
Agilidade no envio de informações sobre faturamento para os convênios O Esmeralda Visual prevê o formato dos principais convênios existentes, gerando os arquivos que permitem o intercâmbio de informações entre ele e os sistemas dos convênios, o que agiliza o processo, elimina a necessidade de redigitação e consequentemente os erros decorrentes e reduzindo o tempo de recebimento financeiro por parte dos laboratórios.
O custo X benefício de implantação e manutenção do sistema é reduzido significativamente, já que, pela arquitetura de desenvolvimento do sistema, os dados ficam centralizados e as pontas (terminais) necessitam apenas de um computador com acesso à Internet e um navegador (browser).
Permite o intercâmbio e compartilhamento com outros programas já utilizados no mercado (Word, Excel, Acrobat, etc), tornando a informação mais disponível e fácil de trabalhar. Através de uma atualização dinâmica, o Esmeralda Visual integra-se totalmente à versatilidade e opções que o Microsoft Excel oferece, por exemplo.
O Esmeralda Visual possui um rico layout de laudos, que apresenta os resultados de forma sofisticada e dispõe de informações valiosas para o médico ou o paciente. Porém, o usuário pode formatar e personalizar o seu laudo de forma simples, como se estivesse trabalhando num editor de texto.
O Esmeralda Visual importa os dados das versões anteriores do Sistema ESMERALDA, sem haver perda de informação. Assim, seu laboratório passa a utilizar todo o poder do novo sistema de forma rápida, sem esperar por isso.
É possível que um Laboratório encaminhe uma solicitação de exame para realizá-lo em outro laboratório de forma transparente ao usuário. O sistema automaticamente envia os pedidos de exames que são realizados em outro laboratório e permite a total rastreabilidade destas amostras. Caso estas amostras demorem a chegar no laboratório realizante, automaticamente o sistema envia uma mensagem de alerta ao laboratório solicitante.
Com o Esmeralda Visual fica mais claro o que está acontecendo no seu laboratório. Podemos acompanhar de fato a informação trafegando pelo laboratório. Esta rastreabilidade proposta pelo Esmeralda Visual permite saber o que realmente está acontecendo com o atendimento realizado ao cliente e assim poder informá-lo com maior exatidão e presteza. Por exemplo, caso as amostras do posto de coleta levarem mais tempo do que o previsto após a coleta para chegar na matriz, o sistema envia automaticamente uma mensagem de alerta ao responsável pela triagem.
Acesso Direto às Informações nos Corredores de um Centro Médico O Esmeralda Visual também pode ser acessado via WAP (Internet via telefonia celular) e através de dispositivos do tipo handhelds (PDAs). Num centro médico, por exemplo, médicos podem andar livremente pelos corredores, consultando informações dos seus pacientes diretamente nesses dispositivos. A tecnologia WAP disponibilizada permite a realização de consultas através da ligação de um celular que possibilite a navegação WAP. Assim, entre uma ligação e outra, um médico pode acessar o Esmeralda Visual e saber dos resultados do seu exame sem ter a necessidade de ir até o Laboratório.
No centro médico, o colhedor, através de um dispositivo portátil, identifica o paciente lendo a sua pulseira com código de barras, colhe as amostras e imprime com uma impressora portátil as etiquetas que identificarão o material coletado, evitando trocas.
Em casos de exames que exigem notificação compulsória, o sistema faz esta notificação encaminhando uma mensagem para a secretaria de saúde. O LACEN (Laboratório Central do Estado) estando integrado na rede via internet recebe a solicitação dos exames a serem realizados. Portanto, quando a amostra chegar ao LACEN, basta que o equipamento de automação leia o código de barras do tubo e realize os exames, pois o pedido foi cadastrado pela regional que originou a requisição. O resultado confirmatório do exame é enviado para a Secretaria de Saúde do Estado, alimentando um banco de dados que irá fornecer as estatísticas necessárias para o controle epidemiológico.
Interfaceamento com Equipamentos de Automação Laboratorial Através dos módulos de interfaceamento, o Esmeralda Visual conecta-se com os equipamentos de automação laboratorial, enviando e recebendo os dados diretamente ao equipamento e vice versa. Além de agilizar o processo, reduz os erros de digitação de informações a zero, uma vez que essa etapa torna-se desnecessária.
Minimização de fraude nos convênios Através da leitura biométrica, o Esmeralda Visual minimiza a fraude em convênios, pois a identificação do paciente pode ser feita pelas digitais.
Geração de arquivos para o TISS A Agência Nacional de Saúde Suplementar ANS estabeleceu um padrão de Troca de XML para intercâmbio no TISS.